About us

O saber não ocupa lugar. A ignorância também não, mas dá má fama.

O que são pedras parideiras?

segunda-feira, maio 18, 2015

E aquelas pedras que nascem de outras pedras, que consequentemente se chamam pedras parideiras? Sim, isto acontece e elas existem. No entanto, existe uma explicação científica para tal acontecimento. Não pensem que as pedras nascem umas das outras.

O fenómeno das pedras parideiras é extremamente raro: tanto que apenas em dois locais se encontram documentadas, na aldeia de Castanheira na Serra da Freita, em Arouca, e num local de São Petersburgo, na Rússia. Sendo resultado de um fenómeno de tal raridade, estas pedras são muito cobiçadas, e, como é óbvio, a sua recolha para uso pessoal encontra-se proibida. A ocorrência desta manifestação, envolve a conjugação de uma série de factores como os de ordem geológica, geográfica e climatérica.

Neste processo, uma "pedra" brota de uma rocha-mãe (daí o uso da palavra parideira), normalmente um bloco nodular de origem granítica, que tem cor clara (rocha leucocrata). Os nódulos, que atingem entre 1 e 12cm de diâmetro, apresentam a forma de disco biconvexo. Apesar de terem a mesma composição que o granito (a sua rocha mãe), a organização mineralógica é diferente no núcleo e na borda: o primeiro tem quartzo e feldspato potássico e o segundo, biotite, pelo que estes nódulos se observam com cor negra característica da biotite.

Figura: Pedras parideiras e os seus nódulos.
Os nódulos destas pedras são expelidos como consequência dos fenómenos de termoclastia e crioclastia (processos de erosão), intimamente associados à variação da temperatura e à presença de água, pelo que estes são os principais agentes envolvidos na ocorrência deste fenómeno. Ao sairem da rocha-mãe, os nódulos deixam nesta, uma camada externa em baixo relevo, espalhando-se à sua volta.

As pedras parideiras sempre foram associadas a fenómenos de fertilidade, pelas gentes da região de Arouca. Algumas pessoas ainda cumprem a tradição de dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, por acreditarem que aumenta a fertilidade.

Diz, quem já viu o resultado deste fenómeno ao vivo (eu), que vale bem a pena ser visto! Se tiverem a oportunidade, não a percam! 


Fontes:
http://www.cm-arouca.pt/portal/index.phpItemid=260&id=220&option=com_content&task=view
http://www.geoparquearouca.com/?p=geoparque&sp=osgeossitios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_parideira

1 comentário:

  1. Já vi ao vivo e é de arrepiar. Vale a pena ir ver e observar este fenómeno!

    ResponderEliminar