About us

O saber não ocupa lugar. A ignorância também não, mas dá má fama.

Conta-me tudo, Tabela Periódica...

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Para perceber a Tabela Periódica é preciso saber lê-la. Para além de saber como se encontram os elementos químicos organizados, convém saber que informação se pode obter para um dado elemento. E é isso que vai ser aqui exposto de seguida.


Existem várias informações que se podem obter a partir da análise de uma Tabela Periódica, para cada elemento, sendo que duas tabelas periódicas podem não conter a mesma informação - depende sempre da informação que o organizador/entidade organizadora queira transmitir - o padrão vem da IUPAC, a entidade que tutela as alterações da Tabela Periódica. As indicações mais importantes e que (quase) sempre aparecem nas tabelas periódicas, são as seguintes:
  • Símbolo químico do elemento - composto por uma letra maiúscula ou por uma letra maiúscula e uma minúscula (H - Hidrogénio; He - Hélio).
  • Nome do elemento
  • Massa atómica relativa - média da massa de todos os isótopos de um elemento.
  • Nº Atómico - número de protões que um elemento tem e que é único para cada elemento.
  • Distribuição electrónica - distribuição dos electrões pelos diferentes níveis de energia.
Figura 1: Informação comum de um elemento químico (Ferro) na Tabela Periódica.

Depois, podem ainda aparecer outras informações, tais como:
  • Electronegatividade - força de atracção de um átomo sobre os electrões de um outro.
  • Ponto de fusão e/ou de ebulição (normalmente em Kelvin - K) - temperatura a que o elemento passa para os estados líquido e gasoso, respectivamente.
  • Raio atómico - distância (aproximada) do núcleo até à última camada electrónica.
  • Configuração electrónica - distribuição dos electrões por níveis de energia.
  • Massa volúmica - quociente da massa pelo volume, define a densidade de um elemento.

Para além das propriedades específicas de cada elemento que se podem obter olhando apenas para o "quadradinho" do elemento na tabela, existem mais propriedades sobre as quais a Tabela Periódica nos informa. Estas podem ser facilmente observadas através de diferentes padrões de cores nos quadrados dos elementos, seus símbolos químicos ou ainda números atómicos. Desta forma, é comum fazerem-se separações consoante:
  • Estado do elemento à temperatura e pressão ambientes - sólido, líquido, gasoso ou obtido sinteticamente

    Classificação:
  • Não metais (Gases nobres - grupo 18, Halogénios - grupo 17, outros não metais - H)
  • Semi-metais (Si ou As)
  • Metais (metais alcalinos - grupo 1, metais alcalino-terrosos - grupo 2, metais de transição - grande parte dos elementos do interior da Tabela Periódica)

Por outro lado, nas Tabelas Periódicas interactivas, aquelas que podem ser encontradas por essa Internet fora, podemos saber TUDO sobre um elemento. Desde todas as suas características à variação de algumas dessas características a diferentes temperaturas, a sua origem e descobrimento, os seus usos e aplicações, os compostos mais comuns... tudo o que se possa imaginar sobre um elemento químico: e que tanta ajuda dá a quem quer (ou precisa de) saber mais!


Para o próximo post, irei trazer umas curiosidades sobre alguns elementos da Tabela Periódica! Dá sempre jeito para impressionar alguém - um nerd, como eu.


PS: Parabéns ao Mendeleev, que se fosse vivo, faria 182 anos na passada segunda-feira (8 de fevereiro)!



Fontes:
http://periodic.lanl.gov/images/periodictable.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário