Já ouviste falar naquelas crateras que apareceram na Sibéria, no meio do nada e devido a não se sabe quê? E que levantou um grande tumulto na comunidade científica e na população em geral? Então fica a saber que começam a ser propostas explicações viáveis para tal acontecimento. Outras que não sejam aliens ou o Triângulo das Bermudas.
Desde Julho do ano passado e até ao momento foram já descobertas dezenas de crateras, nas partes mais remotas da Rússia, sendo que sete destas crateras chegam mesmo a atingir cerca de 1km de diâmetro! O estranho é: como terão estas crateras surgido, assim como que do "nada"? A crença popular criou as teorias de meteoritos, e claro, a teoria preferida de todos para explicar o inexplicável - aliens!
No entanto, segundo os
cientistas russos, o aparecimento súbito destas crateras encontra-se
relacionado com as alterações climáticas.
Figura 1 : Uma das enormes crateras que apareceram desde Julho último. |
Todas as crateras foram descobertas na região noroeste da Sibéria, em Yamalo-Nenetsky, uma região rica em energia (leia-se gás natural). Uma das hipóteses mais plausíveis para o aparecimento destas crateras, está relacionada com o descongelamento do subsolo - da camada conhecida como permafrost - devido ao aumento constante das temperaturas globais.
Figura 2: Localização geográfica das crateras encontradas. |
À medida que o gelo descongela é libertado metano, que devido ao aumento da pressão verificado, causa uma explosão (mais ou menos o que acontece se levantarmos o testo de uma panela com água a ferver).
Estas crateras permanecem ainda um pouco desconhecidas para os cientistas, pelo que podem vir a revelar alguns perigos. O metano é um gás inflamável, que, se em presença de outros componentes, pode levar a novas explosões.
Apesar de recentemente descoberto, este é um fenómeno que poderá já existir desde há centenas de anos, sem que o Homem tenho notado sequer que ele estava a ocorrer. Possível prova disto, são pequenos lagos, que agora se supõe, possam ser antigas crateras, derivadas do referido processo, posteriormente tapadas com água da chuva. Este acontecimento faz com que seja difícil estudá-las e fazer um paralelismo com as crateras que agora se descobriram.
Ainda assim, a comunidade científica, pede um estudo intensivo sobre este tema, porque muito está ainda por ser explicado e compreendido.
Fonte:
http://www.theguardian.com/world/2015/mar/12/siberia-russia-craters-climate-change
http://www.iflscience.com/environment/scientists-search-answers-following-discovery-several-new-mysterious-craters-russia
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2965385/Are-Siberia-s-mysterious-craters-caused-climate-change-Scientists-four-new-enormous-holes-northern-Russia.html
http://news.nationalgeographic.com/news/2015/02/150227-siberia-mystery-holes-craters-pingos-methane-hydrates-science/
Preferia a teoria dos aliens! Just saying!
ResponderEliminarCaro Coruche: Do ponto de vista da ficção científica? Totalmente.
ResponderEliminar