About us

O saber não ocupa lugar. A ignorância também não, mas dá má fama.

Considerações sobre a experiência 4

domingo, março 15, 2015

Antes de mais, devo relembrar que podem ver a que se refere a experiência 4 (Experiência 4 - Princípio da sobreposição dos estratos) e como a podem realizar, se assim o desejarem.

O Princípio da sobreposição dos estratos, apesar de ser um princípio relativamente básico, acaba por ser, ao mesmo tempo, um dos mais importantes usados em geologia e em outras ciências em que se façam datações.

Este princípio "diz-nos" que os estratos que estão na parte inferior de uma sequência de rochas sedimentares, serão sempre mais antigos que os que se lhes sobrepõem - partindo do principio que a sequência não se encontra alterada, por exemplo, por dobras ou falhas. Assim, estratos assentes na base terão sido depositados em tempos anteriores ao que se lhes seguem.

Figura 1: Esquema simplificado do Princípio da sobreposição dos estratos.
No caso da experiência, as roupas que se usam primeiro, que compõe a base do cesto da roupa, são análogas aos estratos mais velhos. A roupa que se acumula por cima desta, será roupa mais recentemente usada, como acontece com estratos mais recentes, que se depositam sobre os mais antigos.

Na deposição dos estratos ao longo do tempo, estratos que se depositem durante períodos semelhantes de tempo, têm tendência a apresentar características semelhantes: rochas idênticas, conteúdo fóssil semelhante, alterações parecidas. Em geologia, estes estratos são usados para datar certos eventos importantes e ajudam a compreender melhor certos períodos do tempo geológico. Como acontece por exemplo no Cabo Mondego!


Sem comentários:

Enviar um comentário