Em relação à experiência 3, que podem relembrar em Experiência 3 - Meteorização nas rochas, estão envolvidos alguns assuntos importantes do ponto de vista geológico. No entanto, convém começar por explicar o que é a meteorização e o que resulta deste essencial processo do ciclo das rochas.
Meteorização, é o processo que define a fracturação e quebra de rochas na superfície terrestre. E é um importante processo, na origem das rochas sedimentares, por ser o mecanismo que inicia a produção de partículas. A meteorização pode ter duas origens: física e química. A meteorização física dá-se quando a rocha se fragmenta através de processo físicos, sem que a sua composição química seja alterada. Já a meteorização química, ocorre quando os minerais são alterados ou dissolvidos quimicamente (por exemplo, pela água).
Os três mais importantes factores que entram no jogo da meteorização são o clima, o tempo de exposição às condições atmosféricas e as propriedades da própria rocha. A composição mineralógica afecta a velocidade a que as rochas podem ser meteorizadas - rochas mais estáveis nas condições da superfície terrestre serão mais dificilmente alteradas. Por outro lado, quanto mais tempo uma rocha estiver exposta, mais ela será alterada. Finalmente, quanto ao clima, este afecta a meteorização das rochas, principalmente devido à pluviosidade e temperatura - mudanças nestes parâmetros podem afectar seriamente a fracturação das rochas.
Em relação à experiência propriamente dita, pode-se verificar o seguinte:
O arenito absorve alguma da água, quando esta entra pelos seus poros. Quando as rochas são colocadas no congelador, a água congela e expande-se (característica normal do estado sólido). Com este aumentar de espaço, a água faz com que a rocha fracture, devido à sua expansão nas suas pequenas junções e poros.
Tal como nesta experiência, a água é responsável pelas fracturas que habitualmente se observam nas rochas, encontrando-se associada às mudanças que ocorrem no estado do tempo, por exemplo pela passagem de uma estação para outra, onde as chuvas (leia-se pluviosidade) variam de forma importante, assim como a temperatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário